Coronavirus: Teletrabalho pode ajudar a conter a Pandemia

Tendo em conta as recomendações das entidades oficiais relativas ao contágio do COVID-19, fica evidente que o Teletrabalho pode ajudar a conter o Coronavirus, neste artigo vamos mostrar como algumas ferramentas Tecnológicas podem contribuir com sua equipa.

Coronavirus: Teletrabalho e suas Ferramentas

Primeiramente, e talvez esse seja o ponto mais importante desse pequeno manual de ferramentas, o atendimento telefônico. Torne sua equipa acessível para o seu cliente a partir de qualquer local geográfico. De fato é algo realmente simples de se configurar, mesmo em empresas com muitos colaboradores.

Em suma, contrata-se uma das diversas provedoras de Telefonia Voip, em seguida se define as configurações de modo que cada colaborador da equipe tenha o próprio ramal. Logo depois, cada colaborador instala em seu Smartfone ou Computador pessoal o aplicativo de atendimento. Por ultimo, se define o roteamento das ligações direcionando o fluxo de chamadas externas.

Desse modo, mesmo que sua equipe esteja cada um em um ponto diferente, as ligações telefônicas entre ramais e também externas ocorrem normalmente.

Em segundo lugar, os aplicativos de acesso remoto podem ajudar muito na interação entre colaboradores. Principalmente naqueles casos em que é necessário demonstrar alguma tela específica ou situação de algum determinado aplicativo.

Isto é, o usuário consegue ver e até mesmo controlar o computador de outro usuário através da internet. Essa situação é idêntica a quando precisamos ir até um determinado local para mexer o mouse e teclar no teclado, totalmente substituível pelo acesso remoto.

Por fim, o compartilhamento de documentos e pastas para que os colaboradores possam visualizar e até mesmo editar arquivos, planilhas, documentos e pastas. Com a modernização dos recursos de velocidade e estabilidade de transmissão de dados, cada vez mais desenvolvedores apostam em aplicativos para compartilhamento em rede.

Em suma, esses aplicativos usam a rede de internet para criar acessos instantâneos a documentos e pastas locais, simulando uma rede local mesmo que os participantes dessa rede estejam em locais físicos diferentes. Sua equipe trabalha como se estivesse todos em uma mesma rede Ethernet.

Backup em Nuvem e sua Vantagens

Um fato sobre toda essa situação é que talvez essa seja uma ótima oportunidade para evoluir o modo de se compartilhar e armazenar dados. É cada vez mais importante garantir que a sua empresa não dependa de locais físicos para atuar. Em um mundo cada vez mais globalizado, a nuvem é a morada certa para dados sensíveis. E esse é o tema final desse breve manual.

Contar com um bom serviço de Backup automático garante que o teletrabalho não influenciará no armazenamento desses dados. Na realidade, mesmo que o colaborador atue dentro ou fora da empresa, é preferível que os arquivos sejam sempre salvos de modo centralizado e, preferencialmente, usando serviços de armazenamento em nuvem.

Em conclusão, essas medidas são úteis para lidar com o surto do Coronavirus, que já foi identificado como algo passageiro e que deve ser enfrentado. No entanto, essas medidas para implantar o Teletrabalho nas empresas pode ser uma ótima oportunidade de rever procedimentos sensíveis a operação.

Abrir Chat
1
Com posso te ajudar?
Olá,
Como posso te ajudar?